A melhor maneira de predizer o futuro é inventá-lo. O nosso futuro depende daquilo que fazemos hoje!

Invista nas pedaladas! Seja para praticar exercícios físicos, se divertir ou usar como meio de transporte, é cada vez mais comum encontrar pessoas andando de bicicleta nos parques e nas ruas das cidades. Até mesmo nas academias as aulas de spinning costumam fazer o maior sucesso. E não é à toa: as pedaladas trazem benefícios ao corpo e à mente!

 

Nota dez para a saúde

Pedalar melhora a função cardiovascular e regula os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides, além de estimular o sistema imunológico e contribuir para a redução da depressão, da ansiedade e do estresse. “E, ao contrário de outras modalidades, o exercício não causa impactos sobre o joelho. Por isso, pode – e deve – ser praticado por quem está acima do peso”, lembra o ortopedista especializado em medicina do esporte Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

 

Mas o médico  alerta: quem tem problemas no joelho deve contar com o acompanhamento de um personal trainer. Já os atletas com lombalgias devem fazer um trabalho adicional de fortalecimento abdominal e dorsal, bem como alongamento da musculatura posterior.

 

Corpo em forma

Para quem quer uma silhueta enxuta e bem definida, esse é um esporte maravilhoso. “Em 40 minutos de pedaladas, ocorre a queima de 300 calorias, em média. Depois de 2 meses de exercícios, há um aumento de cerca de 25% da força nas pernas. Isso sem falar na definição dos músculos abdominais e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos e panturrilha”, conta Beto Liber, personal trainer da Academia Bodytech.

 

Segurança acima de tudo

Para pedalar na rua, alguns cuidados são necessários. Veja quais são eles:

 

- Ande sempre a direita da pista.

- Use roupas chamativas, evitando, assim, o risco de colisões.

- Evite usar fones para escutar música: reserve sua audição para o trânsito.

- Não pedale na calçada, nem na contramão.

- Use capacete, óculos (para se proteger não só dos raios solares mas também de insetos e poeira) e luvas (pois são as mãos que tocam primeiro o chão).

- Aplique filtro solar na pele e nos lábios.

- Jamais pratique exercícios em jejum. Faça uma refeição leve e saudável: tome um copo de AdeS antes do treino, por exemplo. A bebida à base de soja lhe dará energia para você pedalar com disposição.

- Leve uma garrafa de água para hidratar-se.

- Evite avenidas, ruas e estradas com grande movimento.

- Use a buzina ou campainha para sinalizar suas manobras.

 

Pedaladas na rua X spinning

A vantagem de andar de bicicleta ao ar livre é o contato com a natureza. Porém, quem pratica o ciclismo indoor (spinning) queima mais calorias e evita preocupações com o trânsito e possíveis furtos. Mas se você curte andar de bike na rua, uma boa opção é fazer parte de um grupo de pedal: ciclistas que se reúnem para pedalar nos grandes centros urbanos. Eles contam com guias experientes que usam sinalizadores (aquelas tiras que se iluminam com a luz) e mantêm um rádio sempre à mão, garantindo a segurança da turma.

 

Fonte de informação: www.portalvital.com.br